Guee

Guee é manteiga clarificada e purificada através de um processo físico por evaporação e cristalização, onde é submetida à fervura em fogo brando, onde ocorre a transformação da gordura saturada em substâncias saponíficas acumulando-se em uma espuma branca (ama) na parte de cima da panela que evaporará durante o processo de fervura e o residual deverá ser descartado antes de peneirar, o outro processo que ocorre é a cristalização do colesterol no fundo da panela que não deverá ser aproveitado também, portanto, o Guee, na verdade é o líquido amarelo ouro que fica no meio , entre a espuma e os cristais , sendo considerada pelo ayurveda como medicamento e chamada pelos indianos de “ouro líquido” por suas propriedades nutracêuticas .

Ingredientes:

600 gramas de manteiga sem sal

Modo de fazer:
Em panela de esmalte, inox, vidro ou cerâmica o (importante é que a panela seja de uma espessura média ou grossa e deve ser de material bem liso para que o guee não queime no fundo, não é aconselhável panelas de alumínio nem teflon por desprenderem materiais tóxicos durante a sua utilização). Disponha a manteiga cortada em pedaços de tamanho médio e aplique fogo médio até que derreta totalmente, regule o fogo para uma chama bem baixa de forma que o guee fique fervendo suavemente, não poderá ser em alta temperatura por que a manteiga poderá queimar antes de se transformar em guee, então, certifique-se que realmente a fervura está suave!

Neste processo as toxinas mais voláteis evaporam e as mais densas cristalizam no fundo e nas laterais da panela, durando em média 25 minutos. Retire o excesso de espuma com o auxílio de escumadeira, e observe a coloração e o aroma da manteiga , deixando ferver por mais 10 ou 15 minutos (o tempo de feitio do guee varia de acordo com a qualidade da manteiga e a temperatura do fogo).

O ponto de mutação da manteiga para o guee se faz com a temperatura do fogo adequada e o grau de pureza da manteiga, variando de 50 a 60 minutos ou mais para seu preparo, sendo um processo considerado alquímico é complexo precisar em palavras senão demonstrá-la “in loquo”.

O fato é que a manteiga atingirá uma coloração dourado alaranjado cristalino, mais apurado que a manteiga de garrafa, e o perfume do guee é diferente da manteiga derretida, algo como um pouco mais adocicado, outra condição é experimentá-la da seguinte forma:

Pegue um pequeno chumaço de algodão estéril, enrole-o imitando um pavio ou um comprido e grosso fio, embeba cuidadosamente a ponta do mesmo com um pouco de guee com o auxílio de uma colher com cuidado, pois está fervendo! E coloque fogo na ponta deste pavio, se o fogo “estalar”, é porque ainda tem impurezas, se o fogo ficar estável e não emitir nenhum ruído este é o ponto !!

Retire o guee do fogo, deixe amornar, coe em peneira de inox ou em pano de algodão limpo, e armazene em vidro com tampa ambos esterilizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog